A operação iniciou-se por volta de 8h30 e as abordagens foram na residência e no aviário do suspeito. “Solicitamos os mandados de Busca e Apreensão à Comarca de Matinhos aos dois locais e durante o cumprimento encontramos quatro pássaros no aviário e mais 24 na residência dele. Também encontramos comprovantes de venda das aves e encaminharemos para avaliação do Ministério Público”, disse o Comandante da 1ª Companhia, capitão Durval Tavares.
Além das aves e gaiolas foram apreendidas armadilhas utilizadas para a captura na mata. Dentre as espécies recuperadas estão um filhote de tucanos, trinca-ferros, canário da terra, azulão (espécie ameaçada de extinção).
O homem, juntamente com os pássaros e os materiais, foi levado à Companhia da PM de Matinhos para a lavratura do Termo Circunstanciado. Será enviado ainda um ofício ao IAP e ao Ministério Público para que as medidas cabíveis sejam adotadas.
O capitão Tavares reforça que a população pode contribuir com a manutenção da fauna e da flora fazendo denúncias de qualquer crime ambiental. “As denúncias podem ser feitas pelo 181 e as pessoas podem colaborar não adquirindo aves silvestres que estejam sem procedência de origem”, destacou.
Por Marcia Santos – Jornalista PMPR