A Polícia Militar reforçou o policiamento no Litoral para a operação verão, com 800 policiais militares, divididos em subáreas. A operação também contará com 640 bombeiros militares, distribuídos em 105 postos da orla, que farão buscas e salvamentos, além de orientações e monitoramentos na praia.
O reforço do policiamento será feito com maior intensidade em pontos estratégicos e nas proximidades das praias. Serão usados três módulos móveis (Guaratuba, Pontal e Guaratuba), mais de 130 viaturas (entre motos e automóveis) e oito bicicletas. A PM fará bloqueios, abordagens, fiscalizações, arrastões, operações de trânsito e orientações.
“Também vamos combater intensamente o tráfico de armas e drogas, realizando abordagens a pessoas e veículos que chegam ao litoral. Já os policiais que atuarão com bicicletas, circularão pela orla marítima, orientando a comunidade e colhendo sugestões”, explica o tenente-coronel Flávio José Correia, comandante da operação verão, pela PM no litoral.
Para garantir a tranquilidade de veranistas e da população litorânea, a PM vai combater com rigor abusos de qualquer natureza. “Um deles é a perturbação do sossego público, embora os veranistas estejam mais conscientes da legislação. Pedimos à população que venha ao litoral com espírito de diversão com responsabilidade”, pede o tenente-coronel Correia.
BARES – A Aifu (Ação Integrada de Fiscalização Urbana), em que participam diversos órgãos para fiscalizar os estabelecimentos comerciais, também atuará intensamente no litoral. Além do policiamento ostensivo, serão empregados na operação policiais do Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb), Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), Batalhão de Operações (Bope), e da Curso de Formação de Sargentos (CFS) e do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran).
Uma das novidades deste ano no trabalho da Polícia Rodoviária é o convênio com o Departamento de Estradas de Rodagem para implantação de um sistema inteligente de fiscalização. Câmeras identificarão os veículos para verificar pendências como o não pagamento do IPVA e do licenciamento, entre outras irregularidades.
Por parte do Corpo de Bombeiros serão empregadas 25 embarcações de salvamento e resgate em praia. Os trabalhos da operação verão contarão com apoio de aeronaves Grupamento Aéreo (Graer) da Secretaria de Segurança Pública, e com quadriciclos equipados para atendimento inicial a vítimas de afogamento. O litoral foi dividido em três subáreas, em Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná, mas o reforço do policiamento será aplicado também em Morretes, Antonina e Guaraqueçaba.