Segundo o secretário da Saúde, Michele Caputo Neto, a Ouvidoria Itinerante é uma forma de aproximar o cidadão e a administração pública, tanto estadual quanto municipal. “Na temporada de verão, milhões de pessoas devem passar pelas praias paranaenses e queremos saber o que pode ser feito para garantir férias mais tranquilas aos veranistas”, explicou.
A Ouvidoria Itinerante passará pelas praias Ipanema e Praia de Leste, em Pontal do Paraná; Praia Central e Caiobá, em Matinhos; Ilha do Mel, em Paranaguá; e Barra do Saí, Coroados, Eliane e Caieiras, em Guaratuba, conforme cronograma. A população também terá à disposição o telefone 0800-644-4414 para registrar suas manifestações.
FORMULÁRIOS – A estrutura itinerante estará identificada com um guarda-sol azul e uma urna com o logotipo da Ouvidoria do SUS no Paraná. Dois ouvidores serão responsáveis pelo atendimento aos usuários e darão apoio ao preenchimento dos formulários. O documento será depositado na urna e registrado no Sistema Integrado de Gestão de Ouvidorias do Paraná (Sigo).
Para cada tipo de manifestação há um prazo específico para resposta, de acordo com o seu grau de complexidade. No caso de denúncias e reclamações, o prazo máximo de resposta é de 90 dias. Os elogios são respondidos em até 30 dias, enquanto sugestões e pedidos de informação têm prazo de 15 dias.
De acordo com a Ouvidora Estadual do SUS, Oliva Vasconcellos, os dados obtidos podem auxiliar as ações dos gestores. “No caso da vigilância sanitária, por exemplo, denúncias de estabelecimentos irregulares são apuradas imediatamente”, disse.
Veja os pontos de atendimento da Ouvidoria Itinerante no Litoral:
15/12 a 17/02 – Guaratuba (Barra do Saí, Coroados, Eliane e Caieiras)
15/12 a 21/12 – Pontal do Paraná (Balneário de Ipanema)
22/12 a 28/12 – Matinhos (Praia Central)
05/01 a 11/01 – Pontal do Paraná (Praia de Leste)
12/01 a 18/01 – Matinhos (Caiobá)
26/01 a 01/02 – Ilha do Mel – Paranaguá (Brasília e Praia de Encantadas)
09/02 a 17/02 – Matinhos (Caiobá)
Fonte: AEN