Matinhos – Praia de Matinhos

Orla de Matinhos terá rede elétrica mais segura

Para garantir a segurança no trecho de maior concentração de foliões no Carnaval, a Copel concluiu nesta terça-feira (5) o reforço nos condutores de energia elétrica ao longo da Avenida Atlântica, no balneário de Caiobá, em Matinhos.

Há uma semana equipes de eletricistas trabalham na substituição de 2 mil metros de fios de cobre de 17 mm por cabos de 35 mm na rede de alta tensão da avenida. A maior espessura dos cabos instalados confere maior resistência ao rompimento em caso de contato com serpentinas, fogos de artifício e outros objetos.

No dia 6 de janeiro, 4 mil domicílios ficaram sem energia em Matinhos devido ao lançamento de uma serpentina metálica contra os fios da rede elétrica. O vandalismo provocou um curto-circuito que, além de provocar o desligamento preventivo da rede elétrica, também poderia ter causado o rompimento dos cabos, expondo pedestres ao risco do choque elétrico. Os cabos de maior espessura instalados na orla reduzem o risco de rompimento e acidentes, facilitando ainda o trabalho para normalizar o fornecimento de energia em caso de desligamento.

DESLIGAMENTOS – Para realizar a obra com maior rapidez, várias equipes da Copel trabalharam na substituição dos cabos, realizada sempre com a rede desligada para garantir a segurança das equipes e da população durante a instalação.

“Dividimos o trabalho em cinco dias, para realizar desligamentos apenas no período da manhã, quando há melhor aproveitamento da luz solar”, explica o gerente da Divisão de Manutenção do Litoral, Luiz Flávio Leite Braga.

Para conforto dos consumidores, a Copel também reforçou seus efetivos de eletricistas, operadores de subestação e atendentes comerciais no Litoral. Ao todo, mais de 200 empregados trabalham no litoral durante a temporada, e as equipes de manutenção receberão reforço extra durante o Carnaval.

MANUTENÇÃO – Em 2012, os investimentos da Copel na região litorânea chegaram a R$ 7 milhões em serviços de reforma, melhoria, expansão e manutenção de redes elétricas. Também foram podadas 25,5 mil árvores e instaladas, em Matinhos e Pontal do Paraná, 22 chaves automatizadas de distribuição de energia comandadas remotamente pelo Centro de Operação da Distribuição em Curitiba.

Mas o trabalho da Companhia na região não é pontual nem se limita ao período de verão. “Para a Copel, a temporada no Litoral dura o ano inteiro”, anota Gláucio Martinez Lopes, gerente do Departamento de Serviços e Manutenção do Litoral. “A manutenção preventiva da rede elétrica é um cuidado permanente, de forma que as melhorias feitas possam beneficiar a população do litoral durante o ano inteiro”, explica o gerente.

CUIDADOS COM ENERGIA – A Copel orienta moradores e veranistas a redobrarem os cuidados com a rede elétrica durante a época de festas. “Para se divertirem com segurança, as pessoas jamais devem lançar serpentinas, fogos de artifícios e outros objetos próximos à rede elétrica. Além de correr o risco de interromper o fornecimento de energia, a imprudência pode causar acidentes graves”, explica o gerente do Departamento de Serviços e Manutenção do Litoral, Gláucio Martinez Lopes.

“Estamos trabalhando para levar energia com qualidade e com a maior segurança ao consumidor, mas é importante que a população nos ajude, prevenindo acidentes”, acrescenta.

Além dos cuidados com energia durante o Carnaval, a Copel dá outras orientações à população:

– Ao ver um cabo de energia rompido, jamais se aproxime. Ligue para a Copel, pelo telefone gratuito 0800 51 00 116;

– Água e energia não combinam: mantenha secos locais próximos a eletrodomésticos. Não manuseie eletrodomésticos com pés e mãos molhados.

– Só mude a temperatura do chuveiro quando ele estiver desligado.

– Não empine pipas e papagaios perto da rede elétrica.

– Antena de TV deve ser instalada longe da rede elétrica.

– Não faça gambiarras e gatos. Além de ser crime, pode provocar acidentes fatais.

Fonte: AEN

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Matinhos.

Sair da versão mobile