A etapa percorrerá ambientes costeiros, praias, baías, rios, cachoeiras e as trilhas quase intocadas da Serra do Mar do Paraná nas modalidades de orientação, costeira, canoagem, mountain bike, singletrack e trekking, resgatando o espírito da Extremaventura, que é oferecer aos seus participantes uma Corrida de Aventura desafiadora, com diversas trocas de modalidades, belas paisagens e ao alcance de qualquer atleta que queira um contato maior com a natureza.
Roteiro
A prova iniciará as 09h na Praia Mansa de Caiobá na modalidade de natação. Serão 600 metros até a ilha das Tartarugas. De lá, os atletas partem de trekking pelo Morro do Boi, a costeira da Prainha, Prainha, já em Guaratuba, rumo a localidade do Cabaraquara. No Cabaraquara as categorias se dividem.
Enquanto a Pró e Expedição seguem por 22km de canoagem pela Baía de Guaratuba até a localidade do Parati, a Aventura segue um percurso menor, 7km até o mesmo ponto, o Parati. No Parati novamente de trekking até o Salto Parati e o retorno até o ponto de saída será por dentro do Rio Parati na modalidade de Canyoning.
Pela estrada do Parati novamente a pé os atletas sairão em direção ao Recanto Mata Verde. Antes fazem uma breve parada em uma área de transição para a modalidade de Mountain Bike, para atravessarem carregando nas costas suas bicicletas por baixo da rodovia para alcançarem as trilhas do interior do recanto, onde entre rios e trilhas fechadas finalizarão a prova na modalidade mountain bike por volta das 17h.
A competição contará pontos para o Circuito Paranaense de Corridas de Aventura e para o Ranking Brasileiro de Corridas de Aventura. Com informações: Secretaria Municipal de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Esporte de Matinhos.
Douglas G. da Silva
Departamento de Comunicação
Prefeitura de Matinhos